fbpx

Da série, POETA DAS MARCAS, 1

Abril 21, 2020 Poeta das Marcas


.

A cada dia surgem no mercado português novas marcas, algumas ganham a maturidade do tempo e outras ainda repetem formas de actuação que as impede de virem a ser lembradas.

.

Muitas destas marcas são criadas, para serem completamente alinhadas com as visões dos seus mentores e com um amor único que estes desejam revelar ao mundo, tendo características muito particulares: são marcas históricas; marcas ligadas de alguma forma à sustentabilidade; próximas da manualidade e do saber fazer e também marcas com génese na portugalidade.

.

São estas mesmas que, com factores identitários tão próprios, estão na maioria das vezes a tentarem a aproximação aos seus públicos usando processos de comunicação e marketing padronizados, criados para a generalização e não para o particular. Quando as suas vozes são tão especiais, afinal são marcas do coração, de escala humana, embora por vezes não se estejam a cuidar como tal.

.

Acreditando que poderiam existir mais possibilidades, fui criando e testando ao longo dos anos, uma outra forma de abordagem para estas marcas, uma outra intenção na escrita, nos suportes onde essas palavras surgissem e na estratégia de revelação destes mesmos aos seus públicos – a metodologia Poeta das Marcas.

.

Palavra a palavra fui escrevendo a intervenção que um Poeta das Marcas poderá ter, confirmando o impacto das marcas passarem a usar o marketing poético, gerando uma aproximação mais real com os seus públicos e distinguindo-se visivelmente no mercado.

.

.

Mas o que é um Poeta das marcas?

.

É alguém com conhecimentos em design, metodologia, investigação, estratégia e escrita que olha as marcas com a frescura do belo, alguém que passa a conhecer as suas narrativas e lhes sente as oportunidades de criativamente exporem a palavra em contextos próprios.

.

Alguém que vê, cria e ajuda a implementar possibilidades nas marcas para que estas se distingam e ofereçam o belo.